SANJOANENSE SAGRA-SE CAMPEÃ NACIONAL DA 1.ª DIVISÃO FEMININA

No terceiro e último jogo da final da 1ª divisão a Sanjoanense, venceu a AD Vagos, no pavilhão Paulo Pinto, por 66-64. Ambas as equipas asseguraram, nesta época, a subida à Liga Betclic, e hoje, a Sanjoanense conquistou o título de campeã nacional da CN 1 Feminina.

O último jogo da final iniciou com duas equipas bastante capazes de virar o marcador, resultando num parcial de 19-18. Ao longo do segundo quarto da partida, a equipa anfitriã conseguiu colocar um pequeno avanço sobre as adversárias, entrando para os balneários com uma vantagem de três pontos (13-11).

Depois da pausa, a equipa de Vagos cumpriu com o melhor parcial do jogo (16-20), terminando o terceiro quarto na frente por um ponto. Nos últimos minutos do confronto, a equipa de São João da Madeira foi mais eficaz (18-15), e foi nos 12 segundos finais que desempataram o jogo com um lançamento de dois pontos, vencendo a final por 66-64.

Foi um jogo muito equiparado a nível de pontuação, onde a equipa da casa se mostrou mais forte nos lançamentos da linha de três pontos (44%), da área de dois pontos (33%) e também nos lances livres (68%). Por outro lado, as visitantes foram mais eficazes nos ressaltos (55), e terminaram com um número ligeiramente inferior de faltas pessoais.

A melhor jogadora em campo foi Quintessa Zamolyi, da Sanjoanense, que virou 17 pontos, efetuou oito ressaltos e uma assistência, ficando com uma valorização de 21,5 pontos. Ao seu lado esteve, a sua colega de equipa, Kevonshaye Stackhouse que marcou 24 pontos, conseguiu 5 ressaltos e três assistências, alcançando uma valorização de 20 pontos.

Da parte da AD Vagos, destacou-se Schekinah Bimpa com 11 pontos, 16 ressaltos e duas assistências, com uma valorização de 23,5 pontos, e ainda, Aaliyah Prince com 19 pontos, sete ressaltos e uma assistência, conseguindo uma valorização de 16 pontos.

Fonte: FPB