Estádio Montrangão – Ferreira de Aves
Ferreira de Aves 0 x Sanjoanense 1
Ao intervalo 0-0
Árbitro: Rui Silva – AF Vila Real
Ferreira de Aves: André, Rafa (Leandro 75), Leão (Gonçalo 70), Miguel, Tiago, Binaia, Ruizinho, Zé Henriques, Luís Cardoso, Calhau e Xina.
Treinador – Rui Almeida
Sanjoanense: Diogo Almeida, Gil Barros, Ruben (c), Sandro, Daniel, Barbosa, Ricardo (George 45), Paulinho (Dinis Lopes 60), Zé Leite (Márcio 72), Elder Santana e Jean.
Treinador – Sérgio Machado
Golo: Elder Santana 92´
A Sanjoanense venceu na deslocação a Ferreira de Aves e assegurou uma vaga na 2ª eliminatória da Taça de Portugal. Num jogo com muito domínio, mas poucas chances claras, o golo chegou nos minutos finais.
Com três alterações no onze, em relação ao jogo inaugural do Campeonato de Portugal, Sérgio Machado lançou o recém-regressado Élder Santana, bem como Zé Leite, que esteve em evidência com uma assistência no jogo anterior, e Ricardo, abdicando de Mário, por lesão, George e Dinis.
Num jogo sem grandes oportunidades, foi muito o domínio por parte da Sanjoanense, que teve numa bola enviada à barra por Rúben a primeira grande oportunidade, ainda nos 45 minutos iniciais.
No entanto, foi só quando o técnico alvinegro mexeu na equipa, na etapa complementar, que a Sanjoanense conseguiu criar maior perigo, chegando com maior frequência ao último terço.
Com várias investidas junto da baliza contrária, foi preciso esperar pelo último minuto para que os homens de São João da Madeira assegurassem o bilhete para a próxima eliminatória da prova rainha do futebol português.
Élder Santana, já na grande área contrária, sofreu uma carga, punida com grande penalidade que o próprio se encarregou de bater, selando o triunfo e a consequente passagem.
O próximo adversário na prova será o Canelas, em jogo a realizar no Estádio Conde Dias Garcia, a 11 de outubro.
Na próxima semana, a Sanjoanense estreia-se em casa para o campeonato na receção à Vila Cortez.