AD Sanjoanense 77 – Eléctrico FC 75
XVII Campeonato da Proliga, 1.ª fase, 14ª jornada 12 de janeiro de 2020, 17 horas Pavilhão Municipal Paulo Pinto
ADS: José Teixeira, Sílvio Rodrigues, Eduardo Guimarães (18), Diogo Rebelo, Pedro Margalho, Gonçalo Catarino (24), Sérgio Felgueiras (2), Miguel Reis, Emanuel Sá (6), Gonçalo Lascasas, Renato Ribeiro (9) e Torrance Johnson (18).
Treinador: João Tiago
Treinador assistente: Vitor Barbosa
Eléctrico: Anthony Holiday (30), Francisco Oliveira, Jeff Shayrone (22), Rubinho Mendes (2), João Raposo, Tomás Vaz (2), Diogo Ganhão (2), Miguel Fernandes e Mário Neves (17).
Treinador: Carlos Oliveira
Ao intervalo: 33 – 31
Era um jogo aguardado com enorme expectativa em função da importância da vitória para cada equipa. A ADS em caso de vitória, alargaria a vantagem para o seu adversário directo, criando uma diferença considerável para as equipas na zona de despromoção, já os alentejanos precisavam de vencer para se colarem ao seu adversário neste jogo e ganhar novo folego na luta pela manutenção na Proliga. Ambas as equipas apareceram desfalcadas pois o base Filipe Ferreira (ADS) a contas com uma lesão no joelho e André Miguens e Paulo Raminhos (Eléctrico) estiveram ausentes desta partida.
O jogo foi extremamente equilibrado de início a fim. Do lado da ADS, a equipa denotou sempre alguma falta de intensidade e ritmo e nunca conseguiu abrir uma diferença no marcador. Igualmente não conseguiu desgastar o adversário ao longo da partida
permitindo que o adversário utilizasse os mesmos cinco atletas na maioria do tempo de jogo, sem qualquer impacto negativo na sua qualidade. De resto, o trabalho ofensivo na procura dos melhores lançamentos apareceu mas apenas a espaços e quando apareceu, deu origem a lançamentos sem oposição e isso justifica os 12 triplos concretizados pela ADS. Os alentejanos fizeram uma excelente partida, muito à custa da qualidade dos seus dois atletas norte-americanos e discutiram a vitória até ao último segundo, momento em que Gonçalo Catarino (24 pontos e 83% da linha de 3 pontos) resolveu o jogo em favor da ADS. Foi uma vitória muito saborosa, arrancada a ferros, e que levou ao rubro os adeptos que lotaram por completo o Pavilhão Paulo Pinto.
No próximo jogo, a formação de S. João da Madeira desloca-se à Póvoa de Varzim para defrontar o Desportivo local, no dia 18 de janeiro de 2020, às 18.45 horas.