“Temos de agradecer todo o carinho e apoio que nos têm dado”

Hoje, Sérgio Machado é um treinador feliz. A temporada corre de feição à Sanjoanense, que ocupa o pódio da Série B do Campeonato de Portugal, e, para já, “o balanço é extremamente positivo”.

O técnico agradece a aposta da SAD alvinegra e não esconde a satisfação pelo trabalho realizado num clube “eclético e com um passado recheado de sucesso e conquistas”.

O futuro, garante, é algo que não lhe ocupa o pensamento, porque, no momento, importa “ajudar os jogadores a crescerem”, preparando-os para os desafios de cada jogo.

Confere a entrevista ao técnico da equipa sénior de futebol no nosso site.

Que balanço faz da temporada, até ao momento?

Sérgio Machado: O balanço é extremamente positivo, mas também não deixa de ir ao encontro daquilo que acreditava ser possível dentro da ambição que tenho para as minhas equipas e que perspetivava em conjunto com a SAD.

Esperava, no início do ano, uma resposta assim por parte do plantel?

Este plantel foi pensado e estruturado de um modo muito minucioso. Queríamos um plantel jovem, mas com muita ambição. Sabíamos que, com esta juventude, na pré-época teríamos que disponibilizar tempo de treino tático para que os jogadores crescessem e entendessem o que queríamos em termos de ideias de jogo para esta nova época da AD Sanjoanense. Ao fim de quase 6 meses de trabalho, sentimos um grande crescimento em termos táticos, do modo como encaramos cada jogo. Este mérito deve-se à qualidade dos jogadores, que em cada treino procuram absorver as ideias e dinâmicas pretendidas para o bem da equipa. Estes jogadores conseguiram criar um grupo forte, coeso. Cada um sabe da sua importância no plantel, mas os atletas sabem, também, que acima de tudo está a equipa e a AD Sanjoanense.

Sérgio Machado a falar aos seus jogadores, durante um jogo do campeonato portugal.

Numa série com tanta qualidade, quais os principais desafios que tem encontrado?

Enquanto treinador penso sempre primeiro no que quero para a minha equipa, mas também tenho que a preparar para o campeonato que vai encontrar. Nesta série existem equipas com ideias e princípios bastante diferentes, o que aumenta o nosso desafio enquanto equipa técnica, porque devemos conseguir preparar, semana após semana, os nossos jogadores para os diferentes contextos que cada adversário nos trás.

“Sérgio Machado, 38 anos, natural de Gondomar, foi jogador profissional de futebol, no seu currículo conta com passagens pelo Boavista, SC Covilhã, SC Rio Tinto, FC Vizela e SC Espinho.”

Naquela que é a sua estreia no Campeonato de Portugal, que avaliação faz à competição?

Sabíamos que a Série B do Campeonato de Portugal era extremamente forte e competitiva, ainda mais com a passagem de algumas equipas fortes da Série A, da permanência das equipas que participaram no play-off de subida e da descida de uma equipa da 2ª Liga. Até ao momento esta competitividade está bem latente na classificação, como se percebe pela pouca diferença pontual existente, tanto na zona de play-off como na zona de manutenção.

Quais são os objetivos da Sanjoanense para o que falta jogar?

O grupo tem que encarar o resto do campeonato da mesma forma e seriedade com que encarou o início. Como já foi dito, o campeonato é extremamente equilibrado e, como tal, temos de nos preparar para cada jogo de um modo muito sério, sabendo que do outro lado estará sempre uma equipa forte. Este grupo tem a ambição de conseguir demonstrar, jogo após jogo, que tem qualidade para alcançar a vitória em qualquer campo.

Como avalia o clube?

A Associação Desportiva da Sanjoanense é um clube com 95 anos de existência, eclético e com um passado recheado de sucesso e conquistas. A sua massa adepta é fervorosa e exigente, tendo na sua claque, a Força Negra, a maior demonstração de dedicação e amor ao clube.

” Estou extremamente orgulhoso por ser o treinador deste enorme clube.”

Pela Sanjoanense já passaram treinadores como Luís Castro, Vítor Pereira, Pepa, na estreia como técnico no Campeonato Portugal quais são as suas ambições?

Tenho os meus objetivos enquanto treinador muito bem definidos, sabendo o caminho que quero e que preciso fazer para os conseguir alcançar.
Mas não perco tempo a pensar no futuro, mas sim no presente. O meu presente é, treino após treino, ajudar os meus jogadores a crescerem e, a cada semana, conseguir prepará-los para os desafios que cada jogo nos trás. Estou extremamente orgulhoso por ser o treinador deste enorme clube e grato por os responsáveis da SAD por terem confiado em mim para este projeto ambicioso.

“A Sanjoanense é o terceiro clube de Sérgio Machado como treinador, treinou o SC Rio Tinto três épocas e o SC Esmoriz.”

Uma mensagem para os adeptos.

Temos de agradecer todo o carinho e apoio que nos têm dado. É importante sentirmos esse apoio em todos os jogos para, assim, ficarmos ainda mais fortes. Nós, grupo de trabalho, iremos continuar, jogo após jogo, a dar tudo em campo para dignificar este enorme clube e, por isso, pedimos que continuem a apoiar-nos como até aqui, surgindo cada vez em maior número nos nossos jogos. Deixo uma palavra especial ao apoio único que a Força Negra nos tem dado.

” A sua massa adepta é fervorosa e exigente, tendo na sua claque, a Força Negra, a maior demonstração de dedicação e amor ao clube.”