Os Belenenses 76 – AD Sanjoanense 83
Actitude, inspiração e glória!
Ficha de jogo:
XVI Campeonato da Proliga, 2.ª fase, grupo A, 9.ª jornada
17 de março de 2019, 18 horas
Pavilhão Acácio Rosa, Lisboa
Belenenses: Gonçalo Silva (13), Tiago Brito (13), Filipe Machado (6), Ricardo Rosa (8), Nuno Monteiro (5), Geremias Manjate (16), Ruben Santos, João Lozano, Darren Townes (15) e Marcelo Pires.
Treinador: Sérgio Ramos
ADS: Jerry Karczewski (14), Hélder Gomes, Sílvio Rodrigues (8), Eduardo Guimarães (29), Simão Pinheiro (5), André Dara (5), Guilherme Oliveira, Miguel Reis, Carlos Resende (7), Pedro Azevedo (13),José Teixeira (2) e Sergi Coll.
Treinador: Sérgio Salvador
Ao intervalo: 45 – 45
A equipa sénior masculina de basquetebol deslocou-se na passado domingo a Lisboa para defrontar o Belenenses, em jogo que servia de teste ao bom momento de forma da AD Sanjoanense. A equipa do Belenenses é orientada pelo treinador assistente da seleção nacional de basquetebol, Sérgio Ramos, também ex-jogador da seleção portuguesae tem nos seus quadros um conjunto de jogadores de elevada categoria, nomeadamente dois atletas estrangeiros, Darren Townes (EUA) e Geremias Manjate(Moçambique), este último a revelar-se uma das grandes revelações da edição deste ano da Proliga. A ausência por lesão de Sergi Coll poderia deixar antever ainda maiores dificuldades para a ADS neste jogo.
A primeira parte deste jogo foi equilibrada. Ao maior poderio dos lisboetas junto da área do cesto,contrapunham os de S. João da Madeira com uma defesa agressiva e qualidade no lançamento exterior. A partida chegou empatada ao intervalo graças a um notável lançamento triplo desde a zona de lance livre defensivo, por parte de André Dara, um especialista nestas ações.
Na 2ª parte o Belenenses parecia querer tomar conta do jogo mas no último período, a ADS fez uma exibição brilhante e não deu qualquer veleidade ao adversário. Em função da excelente leitura tática durante o jogo, a ADS aumentou a intensidade defensiva, levando muitas vezes os homens mais altos do Belenenses para a linha de lance livre, onde não têm boas percentagens. No ataque, com maior critério na construção das jogadas, a qualidade dos lançamentos aumentou. O resultado acabou por cair para os forasteiros, que assim se vingaram da derrota averbada no jogo da 1ª volta. Destaque para a bravura dos jogadores da ADS, com total entrega ao jogo e excelente prestação defensiva. O jogador mais valioso da partida foi mais uma vez Eduardo Guimarães, com 29 pontos marcados, 56% de eficácia da linha de 3 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências e 4 roubos de bola.
Desta forma a ADS ultrapassou a Académica na classificação, alcançando o 5º lugar mas vendo cada vez mais distante a possibilidade de atingir os play off em função das vitórias conseguidas pelas formações do Maia e Academia do Lumiar.
No próximo jogo, a ADS vai receber a formação da Académica no sábado dia 23 de Março, às 16.30 horas no pavilhão Paulo Pinto. Não deixe de apoiar a nossa equipa.