Estádio SC São João de Ver – St. Maria da Feira
SC São João de Ver 0 x Sanjoanense 3
São João de Ver: Nuno Dias, Nuno Martins, Roger, Joãozinho (Chapinha 58), Aranha, João, Oscar Beirão, Alex (Zé António 73), Henrique (Caio 87) Vando e Alex Brandão.
Treinador – Ricardo Maia
ADS: Diogo Almeida, Ibrahim (Daniel 76), Ruben (c), Godinho, Gil Barros, Barbosa (George 68), Ricardo, Elisson, Bilu (Juninho 62), Elder Santana e Edson.
Treinador – Sérgio Machado
Golos: Elisson 10, Edson 47 e 70.
Disciplina amarelos: Ibrahim 30 e Joãozinho 32
Sanjoanense vence ‘derby’ e garante lugar na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal
A Sanjoanense superiorizou-se ao vizinho S. João de Ver (3-0), fora, e assegurou a presença na 2.ª eliminatória da edição 2019/2020 da Taça de Portugal.
Na estreia na prova rainha do futebol português, os comandados de Sérgio Machado demonstraram bom nível de eficácia e capacidade de controlo dos vários momentos do encontro, alcançando um triunfo folgado que dá sequência aos dois triunfos consecutivos anteriores, para o Campeonato de Portugal.
Apesar do início de encontro dividido, em termos de posse de bola e de oportunidades perto das balizas, foi a Sanjoanense quem se colocou em vantagem, à passagem dos dez minutos. Elisson, já na grande área, decidiu dar espetáculo e, com um remate acrobático, inaugurou o marcador.
Pouco depois, resposta do S. João de Ver, com um livre de Alex Brandão, em posição central, que fez abanar a trave da baliza à guarda de Diogo Almeida, guarda-redes que, pouco depois, respondeu com uma grande defesa a um remate de um avançado contrário.
Os locais procuravam reagir ao golo sofrido, mas, ainda antes do intervalo, foi a formação alvinegra que voltou a festejar. Bilu, pelo lado esquerdo do ataque, serviu Edson Khumalo com um excelente passe e o extremo aumentou a vantagem, dando maior conforto à Sanjoanense.
Na parte inicial da segunda metade, foi maior a procura do golo por parte dos comandados de Ricardo Maia, que, naturalmente, tentavam reduzir distâncias, mas a Sanjoanense nunca se desorganizou, tendo revelado bom acerto defensivo e um bom aproveitamento de algumas falhas da defesa contrária. Foi, aliás, na sequência de uma jogada de insistência, que resultou num erro adversário, que Edson Khumalo bisou, a passe de Elder Santana, fechando a contagem quando faltavam jogar 20 minutos.
Na próxima semana a Sanjoanense volta o Conde Dias Garcia para defrontar o Canelas, no regresso do Campeonato de Portugal.