AD Sanjoanense 64 – Maia BC 99
Vitória clara da melhor equipa
Ficha de jogo:
XVI Campeonato da Proliga, 2.ª fase, grupo A, 11.ª jornada
30 de março de 2019, 16.30 horas
Pavilhão Paulo Pinto, SJ Madeira
ADS: Jerry Karczewski (5), Hélder Gomes, Sílvio Rodrigues (13), Eduardo Guimarães (12), Simão Pinheiro (5), André Dara (8), Guilherme Oliveira, Miguel Reis (2), Carlos Resende (8), Pedro Azevedo (11), José Teixeira (2) e Sergi Coll.
MBC: David Gomes (4), Pedro Moreira (10), Paulo Pinto, Pedro Leite (10), João Lucas (17), Gonçalo Madureira (15), Rodrigo Lima (6), Ricardo Dias, Pedro Lopes (9), Miguel Hespanhol, Paulo Sereno, Stefan Andelkovic (28).
Ao intervalo: 33 – 55
Jogo decisivo aquele que opôs a Sanjoanense e o Maia BC em S. João da Madeira no passado sábado. Os maiatos podiam carimbar a presença nos play-off de subida da Proliga e a formação comandada por Sérgio Salvador, que vinha de 4 vitórias consecutivas, poderia continuar a alimentar esperanças de atingir o play-off.
No lançamento do jogo contavam-se duas ausências, uma de cada lado: Sergi Coll, peça chave na ADS e Paulo Sereno afastado da competição por lesão há vários jogos. Nos 3 jogos disputados para a Proliga nesta época a formação do Maia venceu todos os encontros.
O jogo arrancou com um início fulgurante dos visitantes. Com uma estratégia bem montada para a partida, retirando vantagem do excelente momento de forma que atravessa o sérvio Andelkovic, os maiatos entraram de rompante e já venciam no fim do 1º período por esclarecedores 15 – 25. No 2º período a tendência manteve-se, com muita circulação de bola no ataque na procura do melhor lançamento, que sempre apareceu em grande estilo, geralmente da linha de 3 pontos (o Maia acabou o jogo com 50% de eficácia de 3 pontos!). Na defesa o Maia esteve sempre irrepreensível, rápidos e agressivos, cortando linhas de passe e levando os jogadores da ADS a tomar sistematicamente más decisões. Ao intervalo, o jogo estava praticamente decidido, tal era a vantagem no marcador. Na 2ª parte a toada manteve-se, com o Maia sempre a controlar a partida e os treinadores a aproveitarem o jogo para rodar as suas equipas e dar mais minutos a atletas menos utilizados. O jogador mais valioso do jogo foi o Sérvio Andelkovic, com 28 pontos, 8 ressaltos e 63% de eficácia da linha de 3 pontos. Tarde de grande inspiração para este atleta. No final, vitória justa da melhor equipa em campo.
No final do jogo Sérgio Salvador afirmou que “as condicionantes para este jogo foram muitas, o Sergi não jogou e o Eduardo não treinou esta semana. Por isso hoje não tivemos argumentos para disputar o jogo com eles, ao contrário do que aconteceu no último jogo na Maia.” Por seu lado o capitão de equipa Sílvio Rodrigues declarou que “o Maia foi um justo vencedor, foi a melhor equipa e tiveram percentagens de lançamento exterior muito boas.” O treinador do Maia, João Tiago, afirmou que “sabíamos que tínhamos de entrar fortes para ter a vantagem psicológica de estar na frente. Estivemos bem no lançamento exterior porque fizemos 22 assistências, fomos solidários e os jogadores que lançaram fizeram-no depois dum bom trabalho colectivo.”
Depois desta jornada o Barreirense já alcançou a subida à Liga principal de basquetebol e o Maia já se apurou para os play off que vão apurar a segunda equipa a se juntar aos grandes do basquetebol nacional.
No próximo jogo, a ADS vai-se deslocar aos Açores para defrontar a equipa do Angra Basket, no sábado, dia 6 de abril, às 21 horas.