AD Sanjoanense 71 – CD Póvoa 75
XVII Campeonato da Proliga, 1.ª fase, 2ª jornada 20 de outubro de 2019, 17 horas Pavilhão Paulo Pinto, SJ Madeira
ADS: Filipe Ferreira (25), Sílvio Rodrigues (6), Eduardo Guimarães (5), Miguel Reis (6), Emanuel Sá (12), Renato Ribeiro (4), Diogo Rebelo, José Teixeira, Gonçalo Catarino (2), Sérgio Felgueiras (9), Torrance Johnson (6) e Filipe Silva.
Treinador: João Tiago
CDP: Nuno Oliveira (22), Rui Coelho (21), Diogo Gomes, Stanko Ilic (13), Feliciano Neto (8), Sérgio Duarte, David Sá, Daniel Ramos (4), Miguel Barros, Miguel Rodrigues, Lucas Rosenbom e Jorge Rodrigues (7).
Ao intervalo: 25 – 43
Depois de uma brilhante vitória obtida pela equipa sanjoanense em Ponte de Sor, na 1.ª jornada da Proliga, os pupilos de João Tiago receberam a formação do CD Póvoa em S. João da Madeira. Esperava-se um jogo disputado entre duas equipas de qualidade orientadas por técnicos conhecedores do basquetebol nacional.
O início do jogo foi marcado por uma atitude fantástica dos poveiros, que perante uma certa apatia dos visitados, arrancaram para um parcial de 0-16. A ADS procurou reagir, mas em toda a 1,ª parte denotou uma certa falta de intensidade defensiva que permitiu aos jogadores adversários terem situações de lançamento fácil e chegar ao intervalo com percentagens muito elevadas de concretização.
Na 2.ª parte, a formação da casa reagiu e foi encurtando a desvantagem de 18 pontos que levou para o intervalo, para apenas 2 pontos de diferença. Se no momento defensivo a equipa parecia outra, a inspiração de Filipe Ferreira (25 pontos, 6 assistências e 5 ressaltos) catapultou os alvinegros para uma boa exibição nos segundos 20 minutos. A formação poveira foi procurando reagir mas não conseguiu evitar o aproximar no marcador do adversário. Nos momentos finais, perante um certo cansaço dos visitados, a maior experiência de Rui Coelho e Nuno Oliveira (atletas com muitos anos de Liga ao mais alto nível) acabou por vir ao de cima, tendo os poveiros garantido uma saborosa vitória em S. João da Madeira por 71 – 75.
Menção honrosa para a presença de muitos adeptos no Pavilhão Paulo Pinto, numa fantástica tarde de basquetebol, com qualidade e emoção até ao último segundo.
No próximo jogo, a ADS vai receber a formação do SL Benfica Sub 22, em partida que decorrerá no domingo, dia 27 de outubro, pelas 17 horas, no Pavilhão Paulo Pinto