Fim de semana de competição para a Natação da ADSanjoanense, em Castro Daire. Disputou-se o Torneio de Abertura do calendário de competições da ANNCP Associação Natação Norte Centro de Portugal. Este torneio faz parte do plano de preparação para as competições nacionais que se realizarão lá mais para a frente nesta época desportiva, das quais esperamos vir a dar noticias. Estiveram em competição as categorias de Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores. Entre 17 clubes e 362 atletas presentes (183 fem e 179 masc), pela Sanjoanense/FEPSA alinharam 18 (10 fem e 8 masc): Ana Rodrigues, Maria João Rocha, Cláudia Oliveira, Rita PLaza, Luísa Macedo, Mariana Azevedo, Mariana Costa, Laura Pinho, Margarida Cunha, Ana Morais, Lino Oliveira, Diogo Camacho, Paulo Almeida, Jorge Duarte, Francisco Guimarães, Igor Gruby, Pedro Duarte, Ruben Paiva.
A Piscina Municipal de Castro Daire quase não chegou para acolher um tão elevado grupo de nadadores/nadadoras, e o respectivo mar de público. O entusiasmo por nadar era enorme. O período de aquecimento encheu o tanque piscina de 25 metros e 8 pistas. Neste período os demais presentes, treinadores, dirigentes, delegados, atletas e outros “simples” diletantes da natação, aproveitaram para saudar a nova equipa “branca e preta”. Em estreia, a Sanjoanense/FEPSA, embora com muitas das pessoas de sempre, recebeu um (quase unanime) caloroso abraço de boas vindas e incentivo. Mas há que recuperar mais forte. A Natação acolheu afectuosamente o projecto que despontou. A mensagem foi reposta no seu lugar, voltava ao seu natural meio ambiente. O aquecimento acabou e a água da piscina resplandeceu o reflexo solar de uma bonita tarde de Outono.
As expectativas da competição em si mesma, eram muito conformes aos anseios de cada participante nadador, pois todas as competições, mesmo as de controlo, reclamam uma fase prévia de preparação mental e adequado treino físico; bagagem objectiva para suporte de uma competição, que em Natação é inevitavelmente de confronto directo. Está sempre em jogo a tradicional superação pessoal: o, aqui aclamado, recorde pessoal.
O resultado técnico geral destes encontros, para além de um desafio e de mais uma experiência, tem também um valor tempo, medido com um cronómetro, que pauta a qualidade da prestação. O significado que cada um dá a este valor é o que cria a ideia de continuidade, de voltar a treinar, de voltar a competir. Contudo, moralmente, compartilham-se outros resultados que humanizam socialmente a prática da Natação e também têm grande significado e tiveram ao longo dos tempos.
A melhor performance (tabela de pontos) desta competição foi para Ana Rodrigues da ADS Associação Desportiva Sanjoanense/FEPSA com 649 pontos.
O que é a Tabela de Pontos? – Tabela de Pontos ou Índice Técnico, é uma pontuação criada pela FINA Federação Internacional de Natação Amadora, para se poder comparar diferentes resultados de diferentes provas, expresso num número que corresponde à performance na competição. Tipo a questão: quem nadou melhor? – o atleta que fez 58”, 30, aos 100 Livres, ou o atleta que fez 1´.12”,01, aos 100 Bruços? Para o justo cálculo é utilizado um tempo base (recorde do mundo de cada uma das provas) que corresponde a 1000 pontos.
De salientar a obtenção de novo Recorde Nacional de Infantis A nos 200 Mariposa, por Carolina Fernandes do Galitos.
No próximo dia 28 a ADS/FEPSA irá a Bragança disputar o apuramento para a 3ª Divisão Nacional por equipas. Caso se consiga a proeza de ficar entre os 4 primeiros classificados ganha-se o direito de participar (pela 1ª vez) no Campeonato Nacional Da 3ª Divisão a realizar em 1 de Dezembro na cidade da Guarda. Pela ADS/FEPSA, estarão em competição as equipas 1 masculina e 1 feminina, cada uma das quais, com a sua viabilidade: ou passam as duas, ou só uma, ou não passa nenhuma. A expectativa é que passem as duas, evidentemente. Força ADS!