Vitória convincente deixa fase de promoção em aberto

  • Sanjoanense apresentou futebol de qualidade, dominou todo o jogo e conquistou três pontos que mantêm em aberto a luta pela fase de promoção.
  • Última jornada da primeira fase promete ser extremamente emotiva.

Em jogo da 17ª e penúltima jornada da primeira fase do Campeonato de Portugal Prio, a Sanjoanense não vacilou e, com uma exibição segura, superiorizou-se ao Mortágua, adiando, para a última jornada, a decisão quanto ao possível acesso à fase de promoção.

Num encontro que se sabia crucial, foram os visitantes que dispuseram da primeira oportunidade para inaugurar o marcador mas João Vasco, na recarga a um primeiro remate, atirou com estrondo à trave, fazendo a bola pisar a linha de golo e ressaltar para o terreno de jogo.

Em alerta pela investida contrária, os alvinegros refizeram-se do susto e, à passagem do minuto 12, dariam a melhor resposta. Ruben Alves, em zona central, descobriu e isolou Edwar no lado direito e o extremo, na cara de Mauro Leal, atirou rasteiro, inaugurando o marcador.

Motivada pelo golo, a formação alvinegra não se poupou a esforços e, cinco minutos depois, podia ter ampliado a vantagem, não fosse uma excelente intervenção do guarda-redes forasteiro, a desviar do caminho do golo um cruzamento/remate de Pardal.

Apesar das oportunidades criadas, a Sanjoanense parecia estar de pontaria pouco afinada e, aos 25’, foi a vez de Júlio, de primeira e em excelente posição, atirar por cima da baliza contrária, após boa iniciativa de Edwar.

A primeira parte revelava-se de sentido único e controlo quase absoluto e, até ao intervalo, nota apenas para um remate de João Vasco e defesa a dois tempos de Diogo Almeida, num lance que caracterizava bem a dificuldade de ação da formação de Mortágua que, sujeita ao forte domínio local, raramente conseguia abandonar o seu meio-campo defensivo e chegar com perigo ao último terço.

Mas, apesar de segurarem, no final dos primeiros 45 minutos, um resultado que podia parecer escasso, a qualidade evidenciada na segunda parte não deixou margem para dúvidas e os pupilos de Flávio das Neves, apoiados num futebol de bom nível nos vários momentos do encontro, aceleraram para uma vitória clara e convincente, colorindo com mais dois golos a vantagem mínima que se verificava ao intervalo.

A primeira ameaça saiu do pé direito de Pardal, com um forte remate que fez a bola passar ligeiramente acima do alvo e que serviu de aviso para o que viria pouco depois quando Catarino, após excelente combinação com Júlio, serviu Ruben Alves, que aumentou a vantagem.

Claramente por cima, a Sanjoanense podia ter ampliado o marcador dois minutos depois mas André Pereira, isolado por Ruben Alves e na cara de Marco Leal, não conseguiu visar a baliza contrária.

Numa segunda parte de controlo absoluto, a Sanjoanense pautava o ritmo de jogo como bem entendia e foi com naturalidade que fixou o resultado a cerca de 15 minutos do final do encontro, quando Chapinha, já dentro da grande área do Mortágua, aproveitou da melhor forma uma excelente iniciativa individual de André Pereira.

O triunfo, aliado aos resultados de Lusitano e Anadia, permite que a Sanjoanense se aproxime do segundo lugar da Série D do Campeonato de Portugal Prio e mantém tudo em aberto quanto ao apuramento para a fase de promoção, conferindo à última jornada, disputada no próximo sábado, um caráter absolutamente decisivo.

AD Sanjoanense: Diogo, Pardal, Fabeta, Ronan Rodrigues, Ricardo Tavares, Danilo, Julio, Ruben Alves (Bruno Almeida, 81′), Edwar (Chapinha, 70′), Catarino (António, 85′), André Pereira.