Numa altura em que o Cesarense lidera o confronto direto da presente temporada, com duas vitórias contra uma da Sanjoanense em três jogos disputados, Flávio das Neves assegura uma equipa preparada para um novo derby e aponta o caminho do triunfo para o reforço da liderança desta Série D.
Completamente focado nos três pontos, o técnico recusa qualquer sentimento de vingança depois da «calamidade» vivida em Cesar e lembra que uma vitória, para além de constituir uma preciosa ajuda na luta pelo primeiro lugar, pode dar caráter quase definitivo ao objetivo da manutenção no Campeonato de Portugal Prio (CPP).
Sobre o jogo: Espero um jogo muito difícil, principalmente pela rivalidade que existe. Não temos tido muita sorte quando defrontamos o Cesarense, quer em casa quer fora. Apesar da vitória clara em Cesar, na primeira fase (0-3), sentimos muitas dificuldades nos jogos em casa e tivemos uma derrota fora, num encontro em que fizemos uma excelente exibição. A Sanjoanense é melhor, mais forte e ninguém duvida disso. Mas o certo é que o Cesarense já conseguiu vencer dois jogos contra nós nesta época. No domingo vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para podermos vencer, igualar o registo de vitórias nos confrontos diretos e continuarmos a reforçar a nossa posição na tabela. Temos 6 pontos de avanço e podemos ficar com 9, o que revelaria, inequivocamente, que somos melhores e mais fortes.
De qualquer forma, o Cesarense é uma equipa bem orientada, organizada e que consegue criar-nos problemas. Costuma apresentar-se com dois avançados, num modelo diferente do da maioria das equipas que defrontamos, mas nós estamos preparados e sabemos o que esperar. Estamos muito fortes, muito confiantes e temos um grupo excelente, que pratica um futebol fantástico e de grande qualidade. Faltam seis jogos para o final da época e queremos manter o bom nível para que nos possamos valorizar, para que os nossos jogadores revelem a enorme qualidade que têm e confirmem que só uma grande injustiça nos tirou a Fase de Promoção.
Única derrota da Fase de Manutenção em Cesar: Antes da derrota em Cesar estávamos com uma série muito positiva de resultados e esse foi só um acidente. Fizemos um jogo fantástico, talvez melhor do que o encontro em que vencemos (0-3), e acabamos por perder nos minutos finais. Para mim, foi uma calamidade… Essa é a única derrota que sofremos nesta segunda fase. A partir daí não voltámos a perder e espero que amanhã consigamos dar continuidade a esse bom momento para que possamos, pelo menos, garantir o primeiro lugar. Vamos ter uma luta complicada por esse objetivo e todos os pontos são importantes.
Possível sentimento de vingança pela derrota inesperada: Não, não sinto isso. Sinto, sim, que a equipa quer vencer porque, nesta época, já perdeu dois jogos diante do Cesarense. Esta equipa não esta habituada a perder, principalmente em situações em que é claramente superior, como foi o caso do jogo em Cesar… Mas estamos preparados para mais um derby e os jogadores estão motivados. Sabem que estamos numa altura importante da época, em que podem estar a ser observados, e tudo farão para vencer. Tenho a certeza de que os meus jogadores vão estar bem, vão lutar e vão apresentar um bom futebol.
Manutenção pode ficar garantida, dependendo de resultados de terceiros: Nem pensamos nisso… Como já disse, uma equipa como a nossa só pode pensar em vencer todos os jogos. Temos 13 pontos de vantagem em relação aos últimos lugares e, se analisarmos bem, tendo em conta os confrontos entre adversários, podemos até nem ter que fazer mais pontos, principalmente se vencermos amanhã. Mas, na nossa mente, essa possível vitória só nos permite estar mais próximos de garantir o objetivo do primeiro lugar. Esta equipa não fica bem quando perde ou empata. Sabemos que somos melhores e temos obrigação de jogar mais e vencer.