Superioridade clara estampada no resultado

  • Triunfo claro e indiscutível confirma a superioridade alvinegra nesta segunda fase.
  • Momentos de magia de Rúben Neves e Ricardo Tavares marcaram o encontro.

No quarto derby da presente temporada, o segundo disputado no Conde Dias Garcia, a Sanjoanense voltou a impor-se ao Cesarense e, bastante dominadora e com forte capacidade de gestão dos diferentes momentos do jogo, garantiu um triunfo claro (3-1), que a coloca a um pequeno passo o objetivo da manutenção.

Numa primeira parte dividida, foram os alvinegros os primeiros a ameaçar por Pardal que, servido por Ruben Alves, após boa jogada de envolvimento atacante, rematou por cima da baliza contrária.

Ainda assim, e apesar de menos confortável na tabela classificativa, a formação de Cesar mostrava ambição e, na resposta, esteve por duas vezes perto do golo. À passagem da meia hora, Mauro surgiu em excelente posição, após cruzamento desde o lado esquerdo do ataque, mas não deu a melhor direção ao cabeceamento, atirando por cima da baliza à guarda de Diogo.

Muito solicitado, o avançado revelava-se a peça chave do modelo de jogo forasteiro e, pouco depois, voltou a estar em evidência, não conseguindo de novo acertar no alvo, após erro do guarda-redes local.

Oportunidade lá, oportunidade cá, e eis que chegava o tão esperado golo. Com 42’ minutos jogados, Pardal recolheu uma bola perdida no lado direito do ataque e, na insistência, cruzou com conta, peso e medida para o desvio vitorioso de Rúben Neves, que desfazia o empate e dava vantagem mínima aos alvinegros, à saída para o descanso.

Em jeito de parada e resposta, Sanjoanense e Cesarense imprimiam caráter e motivação no derby e, com o sentido do golo apurado pelo tento inaugural, a segunda parte começaria como acabara a primeira, desta feita em favor dos visitantes. Abulai, na conversão de um livre em zona central, colocou a bola na grande área alvinegra e Ronan, na tentativa de afastar o perigo, acabou por introduzi-la na própria baliza, traindo involuntariamente Diogo e restabelecendo a igualdade no marcador.

O empate, porém, não servia à Sanjoanense – que não esconde, como objetivo, querer terminar esta segunda fase sem consentir qualquer outra derrota – e, pouco depois, Fabeta esteve perto de devolver a vantagem mas, em esforço, não conseguiu dar o melhor seguimento a um canto cobrado por Ruben Alves.

Muito exploradas, as bolas paradas assumiam enorme preponderância no desenrolar do encontro e, aos 60’, trariam frutos. À entrada da grande área contrária, Ruben Neves assumiu a cobrança de um livre por falta sobre Bidimbou, que entrara no minuto anterior, e, depois de tirar as medidas à baliza guardada por Bruno Pinho, recolocou a Sanjoanense na frente do marcador.

Pouco depois, e também de livre direto, Abulai tentou a sorte mas viu Diogo impor-se com uma excelente intervenção, que negava o empate. Bruno Pinho, por seu lado, não quis ficar atrás do guardião local e, minutos depois, deu boa resposta a um remate de Ronan, mantendo a imprevisibilidade do jogo.

A aproximar-se do fim, o encontro entrava numa fase crucial e a Sanjoanense, mantendo o domínio e com bom controlo e excelente gestão da posse de bola, fecharia a contagem. E com novo golaço, desta feita de Ricardo Tavares que, na cobrança de um livre por falta de Tiago – que resultou na expulsão do defesa, por acumulação de cartões amarelos –, disferiu um remate colocadíssimo que deixou Bruno Pinho pregado ao relvado.

A vitória alvinegra equilibra as contas no que diz respeito ao confronto direto e deixa o objetivo da manutenção a um pequeno passo.

Na próxima jornada, a Sanjoanense desloca-se a Oliveira de Frades.

AD Sanjoanense: Diogo Almeida, Pardal, Fabeta, Ronan Rodrigues, Ricardo Tavares, Danilo, Ruben Neves, Ruben Alves (Júlio, 86’), Edwar (Catarino, 78’), Chapinha, André Pereira (Kader Bidimbou, 59’).

Fotografia: Daniel Oliveira/ADS