- Sanjoanense entrou a todo o gás mas foi já com menos uma unidade que fixou o resultado final.
- Vantagem em relação aos últimos lugares é, agora, de 10 pontos.
Um início a todo o gás, superioridade absoluta e uma forte capacidade de gestão do jogo, mesmo perante a adversidade, foram a chave para novo triunfo alvinegro, desta feita no reduto do ‘lanterna vermelha’, o Bustelo.
Na jornada 6 da Fase de Manutenção da Série D do Campeonato de Portugal Prio (CPP), os comandados de Flávio das Neves mostraram ter assimilado todos os alertas transmitidos no lançamento do encontro e, nos primeiros 20′, chegaram a uma vantagem tranquila, concretizando duas das três oportunidades claras de golo de que dispuseram.
Logo aos 3′, na primeira ocasião de registo, Ruben Alves deu a melhor resposta a um passe de Edwar e, à entrada da área, disferiu um potente e colocado remate de primeira, inaugurando o marcador que, pouco depois, podia ter aumentado, quando Ricardo Tavares, na cobrança de um livre direto, rematou ligeiramente ao lado da baliza contrária.
A revelar um forte volume de ataque, a Sanjoanense mandava no jogo e causava inúmeros problemas aos locais e, minutos depois, voltaria a festejar. Na sequência de um canto de Ruben Neves, Edwar amorteceu de cabeça e Fabeta, à entrada da pequena área, atirou de calcanhar, num excelente movimento técnico, aumentando a vantagem.
O Bustelo, por seu lado, não mostrava argumentos para ombrear com o poderio alvinegro e só a meio da primeira parte conseguiu chegar com perigo ao ataque mas Luís Costa, servido por Azevedo, falhou por pouco a baliza à guarda de Diogo.
No entanto, a oportunidade serviu para motivar os locais que, mesmo sem grandes ocasiões, chegariam ao golo, na sequência de um livre direto superiormente cobrado por Nélson, que reduzia a desvantagem e devolvia ânimo ao Bustelo, quando faltavam disputar ainda 45 minutos.
Mas, apesar da curta vantagem, a Sanjoanense regressou do descanso determinada a consumar o triunfo e foi a primeira a visar a baliza contrária. Aos 57′, Pardal tentou servir André Pereira, depois de excelente iniciativa individual, mas o avançado viu o golo negado pela antecipação crucial de um defesa contrário.
A jogar perante os seus adeptos, a formação de Bustelo tentava suster as investidas dos alvinegros e, à passagem do minuto 68, ganharia nova esperança, quando Ruben Neves, que momentos antes vira o primeiro cartão amarelo, recebeu ordem de expulsão, numa decisão algo controversa de Vítor Ferreira, árbitro de Braga destacado para o encontro.
Ainda assim, os locais não conseguiam impor o seu jogo e, mesmo em desvantagem numérica, foi a Sanjoanense quem assumiu as rédeas, não tardando concretizar o domínio por Ruben Alves que, novamente servido por Edwar, passou por Paulo Jorge e, à saída de Penetra, fixou o resultado final.
A vitória, a quarta desta segunda fase, faz com que a Sanjoanense atinja os 28 pontos, mantendo os cinco de distância em relação ao segundo classificado e aumentando para dez os que a separam do Gafanha, que ocupa agora o antepenúltimo posto.
Na próxima jornada, disputada no sábado (26), a Sanjoanense recebe o rival Lourosa.
AD Sanjoanense: Diogo Almeida, Pardal, Fabeta, Ronan Rodrigues, Ricardo Tavares, Danilo, Ruben Neves, Ruben Alves (Catarino, 85′) Chapinha (Júlio, 69′), Edwar, André Pereira (Aloísio, 88′).