Dois minutos diante do Lusitano FCV, em Vildemoinhos, foram o aperitivo para um momento tão esperado: Barbosa, atleta que tem ainda 17 anos, estreou-se a titular pela equipa sénior de futebol da Associação Desportiva Sanjoanense, na receção ao Lourosa.
A façanha torna-o no terceiro jogador com idade de júnior a merecer a aposta para a principal formação alvinegra na presente temporada e no primeiro a ser brindado com a titularidade, logo num ‘derby’ com tamanha história.
«A ansiedade não foi motivada só pela titularidade mas também por ser um ‘derby’», explica o jovem, vincando, ainda assim, a felicidade associada ao feito conquistado e a ajuda dos companheiros de equipa mais experientes:
«Senti muita felicidade porque é para isto que trabalho todos os dias. Todos os membros da equipa foram importantes para a exibição positiva que realizei mas o Fabeta foi o que mais me ajudou, não só durante o jogo mas também durante a semana, com inúmeras correções que me ajudaram neste jogo e me serão úteis no futuro.»
Ciente do percurso feito até ao momento, com passagem pelos escalões de formação do clube, Barbosa garante que sempre trabalhou «para alcançar a equipa sénior» e saúda a «aposta constante» na formação que, assegura, «não só nos motiva, como também nos prepara para uma realidade diferente».
Apontando a «muita intensidade» como principal dificuldade, o defesa/médio desdobra-se em elogios ao plantel sénior, uma equipa com «muita qualidade, o que nos obriga a trabalhar o triplo, e um grupo excecional, o que torna a nossa adaptação mais fácil»:
«Conseguem distinguir muito bem os momentos de trabalho e os momentos de brincadeira, o que é excelente para o sucesso da equipa», reforça.
Desafiado a adjetivar, numa única palavra, o clube, o jovem não hesitou: «Família», vincou. A justificação, essa, foi também pronta:
«A forma como se vivem os jogos, a forma como as pessoas se ajudam e a relação existente entre todos os sanjoanenses, desde adeptos a jogadores, treinadores e direção, é difícil de igualar!»
A trabalhar regularmente sob as ordens de Flávio das Neves, o jovem médio de características defensivas, que atua também no eixo da defesa, função que desempenhou diante do Lourosa, conta já com 77 minutos de jogo pela equipa sénior da Sanjoanense.