- Formação de São João da Madeira levou a melhor sobre o Lusitano VRSA, do Algarve, e garante presença na próxima fase da competição.
A Associação Desportiva Sanjoanense recebeu e venceu (2-1) o Lusitano VRSA, em jogo da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal Placard, prova rainha do futebol português.
Perante o atual primeiro classificado da série H, conhecedor do contexto alvinegro por ter nos seus quadros cinco ex-atletas da Sanjoanense – três deles pertencentes ao plantel da última temporada – e ainda Ricardo Sousa como treinador, os comandados de Flávio das Neves sabiam da difícil missão que os esperava mas, motivados pelos recentes resultados, entraram a todo o gás no encontro, chegando à vantagem logo aos 2 minutos, com um cabeceamento de Vinícius na resposta a um cruzamento de Nandinho.
A resposta, porém, não tardou e, no minuto seguinte, o Lusitano restabeleceu a igualdade, numa jogada de entendimento entre duas caras bem conhecidas dos sanjoanenses. Ruizinho, com um excelente passe, serviu Edwar e o extremo, pela direita, fez o gosto ao pé, carimbando o empate.
Num relvado muito fustigado pela chuva constante que se fez sentir durante todo o encontro, Sanjoanense e Lusitano VRSA tentavam impor o seu jogo, adaptando-se ao difícil contexto, mas as oportunidades de golo eram escassas. Ainda assim, os alvinegros mostravam ligeira superioridade e, já bem perto do intervalo, podiam ter regressado à vantagem mas Zé Pedro, primeiro, e Rúben Neves, na recarga, viram o golo negado pelos postes, com uma excelente intervenção de João Azul pelo meio, a segurar o resultado com que se saiu para o descanso.
A segunda metade trouxe maior supremacia da Sanjoanense mas foram os visitantes que dispuseram da primeira oportunidade de registo, num remate de Alberto Seidi, à entrada da área, para defesa atenta de João Silva.
No entanto, este foi o mote para que os alvinegros assumissem o encontro e passassem a surgir com mais perigo o último terço. Muito requisitado, Fabrício deu bastante trabalho ao setor defensivo adversário e, aos 71’, revelar-se-ia fundamental para o desfecho do jogo, ao conquistar uma grande penalidade numa altura em que partia isolado em direção à baliza contrária. Chamado a converter o castigo máximo, Zé Pedro não vacilou e devolveu a vantagem aos locais, abrindo as portas da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal.
Na ânsia da procura do empate, o Lusitano VRSA balanceou-se no ataque e, naturalmente, abriu algumas brechas defensivas, uma dessas quase aproveitada por Fabrício que, cara-a-cara com João Azul, teve nos pés o golo da tranquilidade, acabando por deixar-se antecipar, numa primeira fase do lance, e atirar à malha lateral já na recarga.
Ainda assim, a vitória não escapou e faz com que a Sanjoanense garanta, pela primeira vez desde 2004, a presença na 4ª Eliminatória da Taça de Portugal, figurando entre as últimas 32 equipas em prova.
O sorteio da próxima ronda da competição está agendado para sexta-feira (21 de outubro), pelas 12 horas, no auditório da Cidade do Futebol, em Oeiras.
AD Sanjoanense: João Silva, Pardal, Vinicius, Junior, Nandinho, Danilo, Rúben Neves, Gradíssimo (Júlio, 68’), Zé Pedro (André Pereira, 88’), Rafael Assis (Elísio, 63’), Fabrício.