Prevaleceu a lei do mais forte em 120 minutos de gala

  • AD Sanjoanense levou a melhor sobre o SC Salgueiros, garantindo presença na II Eliminatória da prova rainha do futebol nacional.

Em jogo de emoções fortes, o Conde Dias Garcia foi palco de um reencontro entre dois históricos do futebol português, que voltaram a defrontar-se 34 anos depois do último embate.

Com um início de partida dividido, foi a formação salgueirista quem melhor aproveitou, conseguindo adiantar-se no marcador aos 20 minutos, na sequência de um remate de ressaca de Bruno Simões, já no interior da área, na recarga a um primeiro cabeceamento ao poste.

Perante os seus adeptos, os alvinegros começaram, naturalmente, a soltar-se do nervosismo inicial e, com 35 minutos jogados, Júlio foi protagonista de um momento de inspiração, restabelecendo a igualdade com um remate forte e bastante colocado, a cerca de trinta metros da baliza contrária.

Claramente no melhor período, a Sanjoanense impunha o seu jogo e, cinco minutos depois, consumaria a reviravolta por Rúben Neves que, servido por Elísio, disferiu um potente remate de primeira, colocando a bola no ângulo superior esquerdo da baliza à guarda de Fonseca.

Ainda assim, o Salgueiros não baixou os braços e, já na segunda metade, voltou a marcar, por intermédio do experiente Cafú, que devolveu esperança aos visitantes e encaminhou o jogo para prolongamento.

Nos 30 minutos adicionais, e apesar da fadiga demonstrada de parte a parte, os comandados de Flávio das Neves revelaram forte capacidade de superação e chegaram ao resultado final ainda na primeira metade, primeiro por Elísio, a passe de Pardal, e mais tarde por Júnior, com um cabeceamento de registo na resposta a um canto cobrado por Rúben Neves.

Com esta vitória, a Sanjoanense alcança a II Eliminatória da Taça de Portugal, prova rainha do futebol português, e fica à espera do sorteio da próxima quinta-feira (8 de setembro) para conhecer o próximo adversário.

Fotografia: Daniel Oliveira/ADS