Liderança já não foge

  • Sanjoanense venceu pela margem mínima e garantiu um dos últimos objetivos da temporada.
  • Golo solitário de Ronan Rodrigues foi suficiente para acentuar as diferenças.

Depois de garantida a manutenção no Campeonato de Portugal Prio (CPP), a Sanjoanense assegurou o primeiro lugar da Fase de Manutenção, cumprindo, assim, um dos últimos objetivos a que se propôs nesta fase final da temporada.

No frente-a-frente entre os que são, para muitos, os dois melhores conjuntos desta série, a formação de São João da Madeira voltou a superiorizar-se ao Lusitano, com o golo solitário de Ronan Rodrigues a revelar-se suficiente para marcar a diferença e aumentar distâncias na classificação.

Ainda assim, o equilíbrio pautou grande parte do jogo e os golos podiam ter surgido em maior número, de parte a parte. Logo aos 13′, numa excelente jogada de envolvência dos alvinegros, Ruben Neves descobriu Ruben Alves com um fantástico passe de rutura e o médio serviu André Pereira que, já à entrada da pequena área, e com a baliza completamente à mercê, atirou ao poste.

Disputado, a espaços, a ritmo de final de época, o encontro dividiu-se em motivos de interesse e, na reposta visitante, em dose dupla, foi Diogo quem brilhou, primeiro após um potente remate de Melo, a cerca de 30 metros da baliza, e mais tarde ao parar uma investida de Marcel que, isolado, ameaçava inaugurar o marcador.

No entanto, os comandados de Flávio das Neves deram sempre sinal positivo e, já na segunda metade, chegaram à vantagem pelo pé direito de Ronan Rodrigues que, na sequência de um livre lateral cobrado por Ruben Alves, aproveitou um desvio na trave para, com um toque subtil, concretizar.

Mais perigosa, a Sanjoanense controlava o encontro e, a impor o seu ritmo e forma de jogar, foi a equipa que mais perto esteve de voltar a marcar. Rúben Neves, a cerca de 15’ do final, surgiu à entrada da pequena área mas, já depois de tirar um adversário do caminho, falhando por pouco o alvo e, já no período de descontos, Ruben Alves, a passe de Kader Bidimbou, atirou com estrondo à trave, tendo ficado perto do golo da tranquilidade.

Ainda assim, o triunfo, justo, não mais fugiu e faz da Sanjoanense a equipa com maior distância pontual em relação ao segundo classificado, quando comparadas todas as séries da competição, confirmando definitivamente a liderança da Fase de Manutenção, numa altura em que faltam disputar apenas três jornadas.

Na próxima semana os comandados de Flávio das Neves deslocam-se ao reduto do Mortágua, quarto classificado.

AD Sanjoanense: Diogo Almeida, Pardal (Catarino, 38’), Barbosa, Ronan Rodrigues, Ricardo Tavares, Danilo, Ruben Neves, Ruben Alves, Edwar, Chapinha (Kader Bidimbou, 60’), André Pereira (Júlio, 68’).

Fotografia: Daniel Oliveira/ADS (Arquivo)