‘Facilitar’ é termo ausente do dicionário alvinegro

  • Sanjoanense não vacilou e venceu na deslocação a Mortágua.
  • Triunfo aumenta distância em relação ao segundo classificado.

Cumpridos os objetivos propostos para a presente temporada, pairava no ar, à partida para as últimas jornadas do Campeonato de Portugal Prio (CPP), a expectativa de possíveis facilitismos da Sanjoanense.

No entanto, os comandados de Flávio das Neves prontificaram-se a elimina-la e, com uma nova vitória em Mortágua, cimentaram a liderança da Fase de Manutenção da Série D, aumentando para 10 os pontos de vantagem em relação ao segundo lugar, agora ocupado pelo Cesarense.

Numa partida que se esperava difícil, tendo em conta o contexto do adversário, que não tinha a permanência garantida, a superfície sintética em que era jogada e o calor que se fazia sentir, a Sanjoanense entrou em bom plano e, logo à passagem do quarto de hora, podia ter inaugurado o marcador, não fosse a excelente oposição de Mauro Leal a Chapinha, em dois momentos consecutivos, depois de bom envolvimento do ataque alvinegro.

Com o objetivo de pontuar, os locais não demoraram a responder e, três minutos depois, João Vasco descobriu Diogo Amado que, desde a entrada da área, viu o golo negado por intervenção segura de Bruno Costa, chamado à titularidade para o lugar habitualmente ocupado por Diogo Almeida.

Numa primeira parte de parada e resposta, Chapinha voltou a estar perto de brilhar , pouco depois, mas, em zona central e já depois de tirar um adversário do caminho, rematou em jeito, ligeiramente por cima da baliza contrária.

Com muita atividade junto das balizas mas concretização nula, a primeira parte fechou com duas oportunidades de registo para o Mortágua, primeiro por Tagui, que encontrou a oposição de Chapinha, em ação defensiva, e pouco depois por Michael que, em excelente posição, atirou por cima.

Golos – ou, neste caso, golo – só na segunda parte e na sequência de mais uma investida do irrequieto Chapinha, um dos mais inconformados da formação alvinegra. Com 63’ jogados, o extremo surgiu pelo lado esquerdo e colocou a bola no coração da área, onde apareceu Ruben Alves que, de pé esquerdo, abriu a contagem.

Em vantagem, a Sanjoanense controlava e, a impor a qualidade do seu jogo, mantinha o Mortágua longe do último terço, conseguindo anular de forma eficaz as investidas locais, muito baseadas no jogo direto. Tanto que os homens de Viseu só conseguiram voltar a criar perigo ao minuto 77, por intermédio de Larry que, isolado por João Vasco, encontrou pela frente um Bruno inspiradíssimo, que afastou o perigo com uma excelente intervenção.

No entanto, a formação de Mortágua não voltaria a incomodar e o resultado manteve-se inalterado até final, naquele que foi o oitavo triunfo alvinegro em doze jogos disputados nesta Fase de Manutenção.

Na próxima jornada a Sanjoanense recebe o já despromovido Bustelo, que viu i seu destino confirmado com a derrota caseira diante do Lourosa (2-3).

AD Sanjoanense: Bruno Costa, Pardal, Barbosa, Danilo, Ricardo Tavares, Julio, Ruben Neves, Ruben Alves, Edwar (André Pereira, 61’), Chapinha (Ricardo Oliveira, 85’), Kader Bidimbou (Catarino, 65’).

Fotografia: Daniel Oliveira/ADS (Arquivo)