Empate põe fim a uma primeira fase injusta

  • Sanjoanense não conseguiu superar Gafanha e termina fase inicial do Campeonato de Portugal Prio na terceira posição.
  • Anadia venceu e garantiu última vaga de acesso à fase de promoção.

Na última jornada da primeira fase do Campeonato de Portugal Prio, a Sanjoanense deslocou-se ao sempre difícil reduto do Gafanha e, apesar de manter uma réstia de esperança quanto ao possível acesso à fase de promoção, acabou por não conseguir impor-se, terminando a metade inicial da época com um empate.

Numa primeira parte algo monótona, os comandados de Flávio das Neves entraram melhor em jogo e, logo aos 10’, estiveram perto de inaugurar o marcador mas Edwar, após excelente passe de Ruben Alves e fantástica receção orientada, rematou com estrondo à barra da baliza contrária, à guarda de Armando Santos, atleta que tem no currículo uma passagem por São João da Madeira.

Com um jogo muito disputado a meio-campo, a resposta só chegaria 30’ depois, pelos pés de Aparício que, isolado, viu o golo negado por uma grande intervenção de Diogo, suficiente para manter o nulo registado ao intervalo, altura em que, em Anadia, os locais venciam já por 2-0, vantagem que deitava por terra as aspirações alvinegras.

Ainda assim, a Sanjoanense regressou dos balneários mais dinâmica e a segunda metade trouxe oportunidades e… golos. E não foi preciso esperar muito para que se inaugurasse o marcador. Com 54’ jogados, Edwar ganhou posição pelo lado direito do ataque e, com um cruzamento teleguiado, serviu Ruben Alves que, livre de marcação, deu vantagem aos comandados de Flávio das Neves.

A controlar o encontro, os homens de São João da Madeira instalavam-se no seu meio-campo atacante e pareciam gerir como queriam o desenrolar do encontro, até que, na sequência de uma falha de Pardal, o Gafanha chegaria ao empate. Ainda na grande área alvinegra, o lateral acabou por não conseguir dominar a bola e travou Roberto em falta, num lance passível de grande penalidade. Chamado a converter o castigo máximo, Maurício desfeiteou Diogo e restabeleceu a igualdade, relançando o encontro.

À procura da vitória, que, tendo em conta o contexto, daria um ponto a mais à partida para a fase de manutenção, a Sanjoanense não se deixou desmotivar e Júlio esteve perto de devolver a vantagem mas, após assistência de André Pereira e em zona central, rematou ligeiramente ao lado.

Claramente superiores, os alvinegros corriam contra o tempo na tentativa de garantir uma posição confortável no encontro e Fabeta, a três minutos dos 90’, teve uma oportunidade de ouro para festejar mas, com a baliza à mercê na sequência de um canto de Ruben Alves e um primeiro desvio de Danilo, não conseguiu atacar a bola com eficácia, falhando o alvo.

O empate faz com que a Sanjoanense termine a primeira fase da Série D do Campeonato de Portugal Prio num inglório terceiro lugar e, consequentemente, inicie a fase de manutenção no primeiro posto, com 15 pontos.

A segunda metade da competição tem início marcado para o dia 14 de fevereiro.

Fotografia: Daniel Oliveira/ADS