Até ao último minuto!

  • Sanjoanense esteve por duas vezes em desvantagem mas acabou por conquistar um ponto no quarto ‘derby’ da temporada.
  • Empate surgiu já no período de compensação e relegou a formação de Lourosa para a disputa do Play Out.

De um lado, uma Sanjoanense com objetivos assegurados mas comprometida a competir até ao soar do gongo; do outro, um Lourosa aflito, à procura de garantir a manutenção direta; no meio de tudo isto, uma imensa rivalidade, com muita e boa história.

Estes eram, à partida para o quarto ‘derby’ – e, pelo menos para os comandados de Flávio das Neves, o último jogo – da presente temporada, fortes tónicos para um bom espetáculo, que acabou recheado de golos, muito nervosismo e desilusão, principalmente depois do apito final.

Com o objetivo claro de fugir ao Play Out – eliminatória que integra os sextos classificados de cada uma das oito séries do Campeonato de Portugal Prio (CPP) e que serve para determinar quais as restantes seis equipas que são despromovidas aos campeonato distritais – a formação de Lourosa entrou a todo o gás e, ainda antes dos 10’, Zola deu cor ao marcador num desvio oportuno à boca da baliza, após cruzamento de Alex.

Em desvantagem, e depois de já ter demonstrado que não entrava em facilidades, a Sanjoanense não desarmou e, apenas dez minutos depois, restabeleceu a igualdade pelo pé esquerdo de Chapinha, na sequência de um canto cobrado por Ruben Alves.

Ainda assim, os locais não abdicavam de tentar impor alguma superioridade e, a reclamar a presença na próxima edição do CPP, voltariam à vantagem a cinco minutos do intervalo, num remate certeiro de Pedro Silva que fixava o resultado verificado ao intervalo.

Na frente do marcador, a formação de Lourosa sabia que não podia cometer nenhum deslize e a etapa complementar antevia-se sofrida e de maior domínio alvinegro. Com a ansiedade a aumentar, o nervosismo local era notório e parecia adivinhar um final repleto de emoção e o certo é que os minutos finais foram tudo menos calmos.

A 15’ do final, Pedro Silva tentou aproveitar uma boa incursão de Zola pelo lado esquerdo do ataque mas, já depois de passar por Diogo e com a baliza à mercê, atirou ao lado, desperdiçando uma oportunidade de ouro para garantir o triunfo.

Numa altura em que tudo parecia correr bem ao Lourosa, já que o Gafanha perdia em Bustelo e, assim, caía em lugar de Play Out, a expectativa era enorme mas nada estava decidido.

E foi já em período de compensação que a esperança dos locais caiu por terra. No primeiro de 3 minutos de tempo extra, André Pereira deu a melhor resposta a um canto de Ruben Neves, surgindo ao primeiro poste, pleno de oportunidade, a cabecear para o empate, para desalento dos visitados.

Com um final foi de loucos, a formação de Lourosa dava tudo o que tinha mas o esforço revelar-se-ia inglório, prevalecendo o empate que relega o Lourosa para a sexta posição, que obriga à disputa do Play Out.

Já a Sanjoanense acrescentou um ponto à excelente campanha na Fase de Manutenção da Série D, garantindo a liderança com 46, mais 8 que o segundo classificado, o Cesarense.

AD Sanjoanense: Diogo Almeida, Pardal, Fabeta, Barbosa (Júlio, 65’), Ricardo Tavares, Danilo, Ruben Neves, Ruben Alves (Jorge Neves, 88’), Chapinha, Edwar (Aloísio, 80’), André Pereira.

 

Fotografia: Daniel Oliveira/ADS (Arquivo)