Iniciados da Sanjoanense garantem apuramento para fase final

Goleada afastou fantasmas caseiros e confirmou apuramento dos Iniciados da Sanjoanense

Vitória sobre o Gondomar, por 6-1, na última jornada da Série C, confirmou o regresso da Sanjoanense à segunda fase do Nacional de iniciados, duas épocas depois da última presença.

Dois anos após a última aparição na fase final do Campeonato Nacional de iniciados, a Sanjoanense está de volta à luta por uma vaga na final 4 da competição. Tiago Moreira foi o cérebro por trás da equipa, ainda que “tenha chegado ao clube em cima da hora”. “Não estava a contar sair de onde saí, nem conhecia o clube ou os jogadores, mas ainda bem que tudo isto aconteceu”, completa o treinador, que viveu, no final do jogo com o Gondomar, que confirmou a qualificação, um dia para mais tarde recordar.

“Já tive experiências incríveis, como foi a do FC Porto, mas esta vou guardar e levar comigo para sempre, devido ao apoio e à exibição da equipa, pois era um jogo que tínhamos que ganhar, frente a um adversário muito difícil. Até eu fiquei surpreendido com o último jogo, porque representa tudo o que procuramos durante toda a primeira fase”, refere o técnico, que explica que a meta inicial para a presente temporada era a manutenção nas provas nacionais, “mas, à terceira jornada, lançamos um objetivo mais ambicioso e acabamos por consegui-lo”.

Uma das principais particularidades da campanha alvinegra foi a dificuldade em vencer em casa, tendo-o conseguido, apenas, em quatro ocasiões. No final da primeira volta, a Sanjoanense não tinha somado qualquer vitória perante o seu público, algo que Tiago Moreira explica com “a pressão por parte do público, principalmente pela forma como queríamos jogar” e com o facto de “os adversários terem começado a fechar-se cada vez mais e isso tornou as coisas mais difíceis”. Fora de portas, a história foi outra. Sete vitórias em nove jogos, algo possível porque, “na sua casa, os adversários soltam-se e expõem-se mais, e nós tiramos dividendos disso”, explica o técnico da ADS.

Segue-se uma fase que se antevê complicada. A Sanjoanense foi colocada na zona centro, juntamente com Anadia, Académica, U. Leiria, CADE e Sporting. Para Tiago Moreira, a sua equipa deve “desfrutar de cada jogo” e encarar os desafios que se seguem “sem qualquer tipo de pressão”, isto sem nunca deixar de piscar o olho à melhor classificação possível.

RAFA CARDOSO, O GOLEADOR QUE SE INSPIRA NOS BOLAS DE OURO

O apuramento para a segunda fase do Nacional de iniciados foi carimbado com uma goleada caseira ao Gondomar, por 6-1. Cinco dos golos alvinegros foram apontados por Rafa Cardoso, a principal figura da Sanjoanense na Série C. O atacante foi o melhor marcador da equipa, algo que considerou “especial”. Rafa, que já passou pela formação do FC Porto, não esquece a ajuda da “equipa e do treinador”, numa época em que o jovem perspetivava “ajudar a equipa, mas não pensava marcar tantos golos”. O grande sonho de Rafa Cardoso é tornar-se profissional de futebol e, se possível, jogar com a camisola do Benfica e da seleção nacional. Como grandes referências, o avançado aponta os bolas de ouro Cristiano Ronaldo e Luís Figo, bem como o ‘Ciclone dos Açores’, Pauleta.

Fonte: Jornal Único

Texto: Catarina Silva & Rui Almeida Santos

Fotografia – Sérgio Santos