Cabeça de Burgos ditou regresso aos triunfos

  • Sanjoanense voltou a sofrer mas garantiu nova vitória fora de portas.
  • Burgos virou herói ao bisar já em tempo de descontos.

Vitória justa, que peca por escassa mas… sofrida. E muito! Na deslocação a Mortágua a Sanjoanense sabia que não podia facilitar e foi com naturalidade que se apresentou determinada em resgatar os pontos perdidos no seu terreno, na jornada anterior.

A jogar num sintético que, apesar de bem tratado, não permitia o controlo total sobre a bola, que saltava bastante, os comandados de Ricardo Sousa sentiram naturais dificuldades em impor, desde o início, o seu modelo de jogo, mas mostravam domínio e tentavam não dar azo às investidas do ataque contrário.

Mesmo assim, seriam os locais os primeiros a criar perigo, por intermédio de Tagui que, logo aos 8′, surgiu na cara de Diogo Almeida, obrigando o guarda-redes alvinegro a fazer uma bela mancha para manter o nulo.

A partir daqui a Sanjoanense cresceu e Fabeta, na resposta, podia ter inaugurado o marcador mas, na sequência de um canto teleguiado de Ruben Neves, não conseguiu dar a melhor direção ao cabeceamento, falhando o alvo.

Muito ativos na procura do golo, os homens de São João da Madeira surgiam com perigo no último terço e Catarino, à passagem do minuto 26, ganhou posição e rematou de pé esquerdo, em zona central, para defesa segura de Mauro Leal.

A melhor oportunidade da primeira parte surgiria, porém, a poucos minutos do intervalo, pelos pés de Ruben Alves que, após boa combinação entre Catarino e Ronan, disferiu um potente remate, atirando ligeiramente ao lado da baliza contrária.

O intervalo chegou sem golos e, na segunda parte, a Sanjoanense voltou a entrar melhor. Burgos, aos 55′, esteve perto de abrir a contagem mas, depois de muita confusão na área, na sequência de um canto cobrado desde a direita, rematou ao lado.

O Mortágua, no entanto, mostrava querer conquistar um bom resultado perante os seus adeptos e, aos 59′, inauguraria o marcador. Na sequência de um livre cobrado rapidamente pela esquerda do ataque, Rola, com um cruzamento milimétrico, colocou a bola na cabeça de Moacir e o avançado, solto de marcação, bateu Diogo, colocando os locais em vantagem.

Sem nada a perder, Ricardo Sousa chamou Júlio a jogo e abdicou de Danilo, dando maior poder de ataque ao meio-campo alvinegro. E o empate não se fez esperar. Dez minutos volvidos e Burgos, mais alto que toda a defesa contrária, respondeu da melhor forma a um canto de Ruben Alves, restabelecendo a igualdade e relançando a esperança alvinegra na conquista dos três pontos.

Motivados, os alvinegros não tiraram o pé do acelerador e estiveram, por três vezes, perto da reviravolta. Chapinha foi o primeiro a tentar a sorte, aos 73′, mas, servido por Ruben Alves e em excelente posição, não conseguiu desfeitear Mauro Leal. De seguida foi Bruno Almeida que, por duas vezes, bisou a baliza contrária, tendo visto o primeiro remate, muito forte, beijar a barra e o segundo a ser travado por uma defesa de recurso do guarda-redes contrário.

Os locais, por seu lado, mostravam satisfação com o empate, colocando, sempre que possível, um travão no ritmo de jogo, mas seriam surpreendidos no último dos três minutos de compensação dados por Luís Máximo, árbitro de Castelo Branco destacado para dirigir a partida.

No pressing final da formação de São João da Madeira, Edwar sofreu uma carga no lado direito do ataque e, chamado a converter o livre, Ruben Neves colocou a bola na cabeça de Burgos que, voltando a superiorizar-se aos defesas contrários, confirmou o triunfo, para delírio dos sanjoanenses presentes.

Com nova vitória como visitante, a quarta em outros tantos jogos, a Sanjoanense volta a recuperar os pontos perdidos no seu terreno e mantém a luta pelos dois primeiros lugares da Série D do Campeonato de Portugal Prio, ocupando agora a 4ª posição com 14 pontos, os mesmos que Anadia e Lourosa – 2º e 3º classificados, respetivamente – e menos quatro que o líder Estarreja.

A receção ao Gafanha, na próxima jornada, marca o final da primeira volta desta fase inicial do campeonato.

AD Sanjoanense: Diogo Almeida, Leandro, Fabeta, Burgos, Ricardo Tavares; Danilo (Júlio, 64’), Ruben Neves, Ruben Alves (Bruno Almeida, 78’), Catarino (Edwar, 57’), Chapinha, Ronan.