- Entrada forte da Sanjoanense não foi suficiente. Domínio verificado nos primeiros 45 minutos esmoreceu depois do intervalo.
- Lusitano recuperou na segunda parte e conseguiu uma vantagem que não desperdiçou.
Em jogo da 7ª jornada da Série D do Campeonato Nacional de Seniores, a Sanjoanense deslocou-se a Viseu, para defrontar o Lusitano.
Alertados quanto à qualidade do adversário e sabendo que teriam que estar ao melhor nível para garantir um bom resultado, os homens de São João da Madeira entraram bem no jogo e nem as ausências de João Pinto, Pardal e Vítor Silva, por lesão, pareciam afetar a equipa.
Bem entrosados e determinados em garantir o domínio – que teimava em fugir nos primeiros 45 minutos dos encontros anteriores –, os alvinegros mostraram ter a lição bem estudada, numa primeira parte em que, apesar do domínio, sempre se revelaram mais perigosos e com maior pendor atacante e qualidade.
Ainda assim, faltava o essencial: o golo, que teimou em não aparecer – ainda que não tenham faltado oportunidades –, muito por culpa da boa resposta da formação local, que cedia pouco espaço na zona defensiva e apostava numa estratégia de contra-ataque para tentar surpreender.
Mas até ao intervalo nada mudou e o nulo aceitava-se, não obstante a superioridade alvinegra.
No entanto, a segunda parte acabou por ser bem diferente. O Lusitano regressou mais confiante e a Sanjoanense, por seu lado, parecia algo apática perante o ascendente da equipa da casa.
E, logo no primeiro minuto da segunda metade, o Lusitano chegou à vantagem. Marco Almeida cobrou um livre direto de forma excecional e bateu Diogo Almeida, que nada pôde fazer para evitar o golo.
Em desvantagem, esperava-se que os comandados de Pêpa conseguissem voltar a impor o seu jogo para que assegurassem um resultado positivo mas o Lusitano não desarmou e podia, inclusivamente, ter aumentado a vantagem, não fosse Diogo Almeida que, à passagem do minuto 62, negou por duas vezes o golo e, aos 74 minutos, voltou a responder da melhor forma a um cabeceamento de Pires.
As tentativas da formação alvinegra acabaram por revelar-se infrutíferas e, até final, o Lusitano soube dar boa conta de si, aguentando a vantagem mínima e não deixando a Sanjoanense impor-se.
Para além da derrota, a formação de São João da Madeira vê-se ainda privada, na próxima jornada, de Diogo Almeida, expulso já nos descontos, depois de derrubar, fora da área, um adversário que seguia isolado. Na sequência do vermelho, e já com as substituições esgotadas, Mário foi para a baliza e ainda evitou novo golo.
Com esta derrota, a Sanjoanense cai para o terceiro lugar (13 pontos), a dois pontos do líder isolado, Estarreja (15), e a um ponto do Cesarense (14).
No próximo domingo há derby regional, com a receção ao Cesarense e o apoio dos sanjoanenses é imprescindível. No intervalo do jogo será sorteado um Kit Adepto, composto por uma camisola e um cachecol do clube.
11 Inicial: Diogo, Tiago, João Couto, Edgar e Ricardo Tavares; Letz, Muxa e Ruizinho; Catarino, Alex e Mário.
Jogaram ainda: Stefan (Catarino), Gian (Ruizinho) e Tono (Edgar).